quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

BLOCO "OS LOUCOS DA PRAÇA"

A cada ano que passa o bloco mais poupular e engraçado do Aracati ganha novos adeptos e proporções enormes. Falar do Aracati hoje em relação ao carnaval é falar de um bloco que já entrou no calendário anual, encerrando asim os festejos mominos. Quem nunca ouviu falar em Jacú, Gustavo Giló, Puputi, Sapa(o Lauro sabe) e nos foliões que mesmo de ressaca ainda querem mais a respinga do carnaval. Mas apesar de ser um bloco novo já é louco por que nasce com tradição. Saiba como tudo começou, na visão do meu pai juarez.

HISTÓRIA

Tudo começou com a iniciativa do comerciante Chico Baleia que por passar o carnaval trabalhando em sua lanchonete resolveu criar um bloco para brincar, ia até a rodoviária e voltava, isso foi por volta de 1997, com o tempo precisou de um representante, começou-se assim as eleições, segue abaixo o nome de alguns presidentes Loucos da Praça:



1- Xeleléu
2-Jacú (Eleito por duas vezes)
3-Leninha(Eleita por duas vezes)
4-Luizinha
5-Teresa de
6-Marcão
5-Sapa(Lauro)

Originalmente se chamava Os Loucos da Praça Dom Luiz, haja vista que todo movimento era ao redor daquela praça e lá era a concentração oficial. O Ápice do bloco foi o ano de 2006 com a gravação do Cd "Loucos da praça 2006" ou ainda como alguns chamam "Camisa de força."
O maior nome com toda a certeza entre os "loucos notáveis e legendáveis" foi Gustavo Giló, Cantor, compositor e principal intérprete ao lado de Gilson Giló. Com humor fino e apurado Gustavo conseguia versar sobre situações do cotidiano, histórias pitorescas e personagens ilustres da praça D. Luiz em suas canções. Mas infelizmente num sábado no dia 11 de Agosto do ano de 2007 ele nos deixou e foi para o "Sono eterno", onde repousa Yara e tantos que já partiram desta para melhor.

Mas nesse ano de 2010 foi bastante animado também e não deixaram cair a tradição contamos com o já tradicional banho de mangueira dos bombeiros além das loucuras de um povo que passa o ano todo envolvido em suas obrigações da labuta diária, mas que no carnaval extravasa sua loucura .

Amanhã coloco as fotos... Vamos esperar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário