quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ONDE ANDA DEUS NUMA HORA DESSAS?

Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mateus 27:46)

Lendo costumeiramente os meus e-mails e navegando pela net me deparo com essa pergunta em uma determinada comunidade no Orkut. Um jovem postou essa pergunta em relação a uma tragédia de grandes proporções que aconteceu na Região Serrana do Rio de Janeiro. Os números são entristecedores: até o momento contabiliza-se 722 mortos: 345 vítimas em Nova Friburgo, 298 em Teresópolis, 63 em Petrópolis e 21 vítimas em Sumidouro, 6.050 pessoas que perderam suas casas (desabrigados), que outras 7.780 tiveram de abandoná-las temporariamente (desalojados) e se abrigar em ginásios e escolas públicas, evitando assim ficarem em áreas consideradas de risco e 208 pessoas ainda estão desaparecidas.
O mais curioso é que o ser humano vive se indagando sobre isso. Foi assim com um apresentador de um telejornal nos EUA, que fez essa mesma pergunta quando houve aquele atentado terrorista contra as torres gêmeas. Esse mesmo questionamento fez o atual Papa da Igreja Católica, Bento XVI, quando visitou o campo de Auschwitz na Alemanha. Onde estava Deus nesses dias? Por que se calou? Nós como seres humanos sempre nos levamos a fazer esse questionamento quando uma tragédia de grandes proporções como essa acontece.
Mas diante desses questionamentos o que dizer? Será que Deus realmente se esqueceu de nós?
A palavra de Deus nos fala no livro do profeta Isaías: Ainda que a mãe que amamenta abandone seu filho, todavia o Senhor jamais se esquecerá de nós. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim. (Isaías: 49: 15-16). Respondo com toda convicção que Deus está no mesmo lugar que deveria estar, mas prá ele agir o ser humano tem que pedir, tem que o deixar entrar na sua vida e muitas das vezes o que pedimos aos céus está nas palmas de nossas mãos, mas o homem hoje se esqueceu de seu Senhor e brinca de ser Deus, hoje ele esquece seu lugar de criatura e se acha criador, banalizando a natureza, a vida, a essência única de ser humano, para humano ser, extinguindo dessa forma a sua própria existência.
Em Gálatas 6:7 diz o seguinte: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Um preceito bíblico milenar que somente há alguns séculos o homem através da ciência veio descobrir e comprovar, a terceira lei de Newton, lei da ação e reação, para cada ação uma reação.
Não queria aqui apontar culpados, mas se alguém aqui está totalmente isento de culpa no cartório esse alguém é Deus! Deus não tem culpa se não sabemos escolher bem nossos representantes, pessoas que não têm compromisso com a população, mas com as alianças de barganha partidária! Deus não tem culpa se as pessoas que colocamos no poder são incompetentes e desleixadas ao ponto de negligenciarem a permitir construções de casas em áreas de risco! Deus não tem culpa se não havia alguém de qualquer esfera do governo para fiscalizar aquela área! Deus não tem culpa se jogamos o lixo de qualquer jeito na rua entupindo os bueiros de escoamento! Deus não tem culpa se construímos moradias em uma área de encostas. O homem aterra mares, rios e lagoas, mas esquece que a natureza simplesmente tem o seu espaço e ponto final! Não se pode negociar com ela, o seu espaço jamais poderá ser tomado... Recordemos o que aconteceu há algum tempo atrás quando o mar, na praia do futuro em Fortaleza, quebrou o calçamento e as barracas que lá estavam. Ela simplesmente vem em busca de um espaço que já é seu. Antes que o homem jogue a responsabilidade sobre Deus ele terá que assumir seus atos e aprender a responder por cada coisa que fizer...
Apesar das aparências, tudo é para melhor e Deus está no leme. Envolvidos pelas emoções, temos dificuldades para entender isso. Confiar e esperar será sempre uma atitude sábia. Como diria um grande amigo meu, Caio Rocha, que também comentou sobre isso analisando pela ótica humana de uma perspectiva de vida: “Se deu certo alguma coisa em minha vida o mérito é meu, eu estudei, eu trabalhei, eu me esforcei, mas se algo der é errado a culpa é de Deus!” Se Deus vivesse interferindo no curso da história humana as pessoas diriam que ele era um ditador, mas se simplesmente nos dá o livre-arbítrio passa a ser omisso e esquecer-se de sua principal criação: o homem.
Mas para esse meu jovem amigo e para alguma pessoa que ainda tem alguma dúvida aonde anda Deus numa hora dessas, onde dor e sofrimento prevalecem, vou responder de uma forma mais concisa. Quer saber onde está Deus? Está junto com aqueles bombeiros e com os voluntários, que deixaram prá trás suas casas, famílias, amigos e suas “normalidades diárias” para se colocarem a serviço do outro, arriscando suas próprias vidas, sem temer mal algum. Deus está com pessoas como o casal Rose e Ademir que abrigaram seis famílias em sua casa, Deus está em exemplos de ser cristão como a D. Lourdes e o Seu Osvaldo que do pouco alimento que têm partilham com o seu semelhante, dando de comer ás vítimas desabrigadas desta tragédia.
São por esses e outros motivos que ainda tenho orgulho de dizer que sou brasileiro, porque vejo a força da solidariedade desse povo, que mesmo quando os seus governantes na maioria das vezes são omissos o povo trabalha por dois! Que mesmo sem ter o que comer, mesmo sem ter um bom teto, sem ter conforto divide o que tem com o seu próximo e aplica em prática o principal ensinamento que Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou: o amor! Povo misericordioso! Vejo em tudo isso a mão invisível de Deus sobre cada um, e essa força não provém de nós, nossa força tem raiz no seu poder.
Minhas sinceras condolências a todas as famílias enlutadas e antes de nos questionarmos sobre onde Deus está ou o que está fazendo deveríamos nos questionar no que poderíamos fazer de útil para amenizar o sofrimento dessas famílias, orar por cada um deles e trabalhar para que, Deus o livre, um dia uma tragédia dessas não aconteça em nossa cidade... A Graça e Paz do nosso Deus, pai e do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e que Deus abençõe o Brasil e todos os brasileiros!

Para quem ainda tem alguma dúvida leia Mateus 28:20, foi o próprio Jesus Cristo que prometeu!

RAFAEL PEREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário