domingo, 17 de janeiro de 2010

O INÍCIO DE UMA NOVA ERA - BANDA "OS ESPACIAIS"


"O sucesso exige quatro segredos: Ele exige muito trabalho, muita dedicação, muita perseverança e muito amor."


Hoje resolvi postar mais sobre essa que foi e sempre será uma das maiores bandas não só do Aracati, mas de todo o vale Jaguaribano. Destaco a contribuição artística, a influência na sociedade, nos costumes e o quanto a música mudou depois que todos "viajaram" no som dos "Espaciais".


O início


Tudo partiu do irmão Gonzaga, que havia até então formado o conjunto Gimara com os alunos do colégio Marista de Aracati, revelando Netinho Ponciano, que começou tocando bateria, Gustavo Giló, como cantor, Zé Ananias, dentre outros músicos notáveis em nossa cidade.

Com a dissolução da banda Gimara sugiu o grupo Águias, que também não teve vida duradoura.

Passaram a surgir os primeiros problemas decorrentes dos primeiros passos da caminhada que se iniciava.

Em 1969 Surgiu um grupo genuinamente aracatiense chamado "Os Espaciais", com os seguintes componentes:


  • Zé Cláudio(bateria)

  • Zé Ananias(contra-baixo)

  • Dé (guitarra base)

  • Netinho(guitarra solo)

  • Gustavo Giló( crooner)

O empresário da época era José Milton Ponciano.


No dia 7 de Setembro de 1969, no Aracati Clube, eles fizeram sua primeira festa iniciada com a música instrumental Mr. Charles, do The Pop. Para o sucesso desta festa devemos ressaltar que o primeiro contra-baixo utilizado, com maestria desta ocasião por Zé Ananias, foi confeccionado pelo Sr. Deca Giló, pai de Gustavo. Um outro fato interessante é que Tio Bruno do Sax emprestou um violão elétrico para eles tocarem.


Antônio Manoel foi o primeiro vocalista.


Mudanças


Durante esses decorridos anos aconteceram várias mudanças no quadro de pessoal, o conjunto evoluiu muito. Tiveram como baterista: Zé Cláudio, Manoel Giló, que teve uma brilhante passagem, mas por motivos profissionais foi substituído por Ubiatá Espínola, o popular Tatá, Flavinho Zaranza. Todos os componentes davam sua parcela de contribuiçao.


Como cantor, com uma particularidade em especial, destacamos o saudoso Dé, que era o cantor exclusivo de músicas internacionais e Gustavo Giló era o crooner oficial do conjunto. Com a saída de Zé Ananias e decorrente passagem de Gustavo Giló para o contra-baixo, surgiram outros crooners. o primeiro contratado foi Wagner, depois veio Kekete, Crisanto Damasceno, que por motivos escolares foi obrigado a deixar o grupo, Carlinhos Granjeiro, Fernado, Isac Fernandes, Carlinhos Kayã, os irmãos Juscelino e Luciano Sobreira.

O teclado teve início com Edmilson, logo quando foi comprado o primeiro órgão elétrico. Em seguida vieram; Wagner, Paulo de Zefinha, Herbeth Giló e Ivanildo Soares.


Como auxiliares no conjunto trabalharam; Zuruka, que também foi percussionista, Kalú, Neguinho, Carlinhos de Careta, Raposa, Carôcha e Púpú.


Os grandes bailes


Quem já foi a um baile desta banda sabe do que estou falando. Ela ficou marcada por ser versátil, prá definí-la com uma palavra, eu diria talento, versatilidade seria o seu sobrenome. Um estilo único de tocar tudo e executar maravilhosamente bem todos os ritmos. Era a maior banda-baile de toda a região.


CURIOSIDADES



  • O nome "Os Espaciais" foi uma homenagem à época espacial, quando os americanos pisaram pela primeira vez na lua.

  • Na ocasião de inauguração do órgão elétrico da banda, no programa Edmundo Souza na rádio Rio Jaguaribe, em meados de 1970, nesta época Netinho já era o baterista dos Espaciais. Esse programa era apresentado nas manhãs de domingo e era ao vivo, para esta festa ele contratou vários calouros e um outro conjunto chamado de "Os Gatos Bichanos", composto por: Carlos Alberto (Bigudo), Paulo de Zefinha, Luís Fernando e Edmilson. O primeiro organista dos Espaciais foi Oliveira. Até aí tudo Ok, mas lá atrás tinham doces e um bolo que eram para serem distribuídos para a meninada, num vire e meche a festa acontecendo, quando no finalzinho o Sr. Edmundo Souza foi atrás das guloseimas para serem distribuídas... Pior que ele tinha ido tarde demais à procura, pois Netinho Ponciano já havia comido o bolo e Os Gatos Bichanos os doces, aí não teve mais festa.

  • Curiosamente quase 38 anos após o lançamento da banda, surgiria uma nova banda na cidade chamada "Geração 60" com alguns músicos remanescentes da formação original dos Espaciais, só que foi adiado em virtude do falecimento de Gustavo Giló.

  • Até então foi o primeiro "conjunto" de Aracati, haja vista que antes só haviam orquestras como a de Chiquinho de Eurípedes e algumas charangas, fanfarras...

  • É notável a contribuição dos Espaciais no âmbito cultural e suas respectivas influências na sociedade. Naquela época as pessoas mais velhas iam para festas, isso mesmo, somente os adultos iam as festas, nada de crianças ou adolescentes, e este público não gostava muito ainda deste novo "tipo de sonoridade", as festas como conhecemos hoje na nossa cidade foram frutos de anos de trabalho ardúo, para se chegar ao atual.

OUTROS MÚSICOS QUE JÁ PASSARAM PELA BANDA :


BATERIA


Wellington, Aluísio, Marcelo, Marquinhos, Wyglafe, Túlio, Leudinho


PERCUSSÃO


Zuruka, Alexsandro, Marcílio(macaquinho), Franklin, Totô, Marcelo, Gilson, Assizinho, Tomaz, Bibil, Cigano


GUITARRA


Renato, Vianilson, Raimundo


TECLADOS


Wagner, Edmilson, Ivanildo Soares, Flaviano, Max, Aleandro, Neto Lopes, Laniére Porto, Jair dos Santos, Luciano Mello.


CONTRA-BAIXO


Artur Mirón, Totô, Paulo, Flavinho, Frank


ACORDEON


Maninho do acordeon, Rafael


SAX


Geraldo, Sandro Guimarães, Helison


CANTORES


Viviane Silva, Elvis, João Marcos, Vavá, Márcio Martins, Rafael Pereira e Paulo Victor


CANTORAS


Ana Célia, Jaqueline, Taty Girl, Silmara


Obs: Este texto escrevi de acordo com uma pesquisa que fiz com algumas pessoas, já que não havia nada escrito sobre essa banda, então é somente baseado no relato das pessoas.


Fica aqui minha homenagem a esta banda que fez história no Aracati.


MUITO OBRIGADO ESPACIAIS!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário